ALFA

  O Alfa foi idealizado e desenvolvido para atuar como veículo de testes para os sistemas eletrônicos experimentais desenvolvidos pela Kosmos. Porém, após um tempo, também foi projetado e adaptado para testar os métodos e conceitos de todas as outras áreas da equipe.

  Inicialmente concebido para ser Low Cost e de baixa complexidade, o Alfa foi construído a partir de PVC e impressão 3D, sendo usado um motor também de PVC sem nozzle. Para facilitar o acesso à aviônica foi adotado um MLA (Mecanismo Lateral de Abertura), melhorando, assim, a versatilidade de manuseio. Em relação ao recovery, o método de ejeção do paraquedas é pirotécnico e ocorre pela coifa.

  O bom desempenho do Alfa, para aquilo que fora idealizado, possibilitou uma melhor análise e reconhecimento de seu potencial e, assim, foi reconsiderado para competir, para isso, foram necessárias algumas alterações a fim de se atingir um apogeu de 500 metros (categoria de competição). Entre essas alterações as principais são: a troca de PVC por fibra de vidro, e a utilização de um motor-foguete de aço.

Apogeu icon

Apogeu                                  1000 m

Massa                                     2,7 kg

Ejeção Paraquedas          Pirotécnico

                                                     Altímetro

Sistemas Embarcados      Telemetria

                                                       CanSat

 

Tamanho                                    92 cm